top of page

SACIEDADE- TRUQUES

  • Foto do escritor: aldo pellicciotti
    aldo pellicciotti
  • 8 de dez. de 2017
  • 5 min de leitura

Ouvi de uma pessoa, com IMC ( índice de massa corporal ) bem acima daquele recomendado, que não consegue atingir a saciedade quando come. Então,..... come em excesso .....

Encontrei estas sugestões na internet (Site: conceito.de - data: fev15, 16) que talvez possam funcionar.:

1-Adicionar uma fonte de proteína nas refeições

2-Comer salada no almoço e no jantar

3-Adicionar sementes nos lanches

4-Comer gorduras boas

5-Trocar a farinha de trigo por Farelo de Aveia

6-Palitinhos de legumes na hora da fome

7-Comer pipoca para combater a ansiedade

A péssima notícia é que a chance de funcionarem só se realizara se a pessoa estiver comprometida , avaliar como muito importante controlar seu peso, e que na sua lista de principais valores há algum ou alguns que podem ser prejudicados por falta de controle de peso.

SACIEDADE

substantivo feminino

  1. 1.

estado de uma pessoa completamente saciada; satisfação completa.

  1. 2.

plena satisfação do apetite.

Site: conceito.de -

data: fev15, 16

Saciedade é um conceito que deriva de satiĕtas, um vocábulo latino. A noção faz referência à sensação que ocorre ao satisfazer de maneira excessiva um certo desejo ou uma necessidade.

Exemplos: “O idoso comeu durante horas sem alcançar a saciedade”, “Os nutricionistas tentam sempre fazer com que os seus pacientes tenham mais saciedade e menos apetite”, “Há escritores que corrigem e corrigem os seus contos até à saciedade”.

O habitual é que a ideia de saciedade se associe à alimentação. Uma pessoa alcança a saciedade quando o seu organismo já não lhe pede alimentos. A saciedade, neste sentido, aparece quando o organismo não requer mais nutrientes.

Quando uma pessoa segue uma dieta especial para perder peso, o objectivo costuma ser alcançar a saciedade com uma menor quantidade de alimentos (ou com alimentos menos calóricos). Isto traduz-se na ingestão de menos alimentos sem que o indivíduo sinta aquilo a chamamos fome ou apetite.

Escrito por Carina Müller

Nutrição - CRN 47604/P/SP

Por Especialistas - Em 18/10/2017

compartilhar

salvar

Quando o assunto é "receitas para emagrecer", existe uma infinidade de vertentes e alternativas criadas por aí para driblar a "fome" e a vontade de comer "gordices". Mas o que devemos ter em mente é que o que realmente emagrece é a reeducação alimentar e a consciência daquilo que comemos!

.....receitas que realmente vão contribuir para o emagrecimento saudável são aquelas feitas com ingredientes que causam saciedade sem aumentar muito o valor calórico da preparação. Estes alimentos têm uma digestão mais lenta e que incham dentro do nosso estômago quando ingeridos, aumentando o volume sem aumentar as calorias. Além disso, alguns destes alimentos favorecem o trânsito gastrointestinal, isto é, ajudam no funcionamento do intestino, evitando a constipação e facilitando a absorção dos nutrientes.

Escrito por Bruna Stuppiello

Redação Minha Vida

Fonte consultada:

Nutricionista Clarissa Fujiwara, CRN 3-32.841

*Conteúdo de responsabilidade do Portal Minha Vida

........As fibras alimentares estimulam a saciedade, pois refeições ricas em fibras são processadas mais lentamente, retardando o esvaziamento gástrico, promovendo assim a maior e mais prolongada sensação de saciedade, impactando na redução da ingestão alimentar. Além disso, as fibras alimentares, em geral, estão presentes em alimentos de baixa densidade calórica, contribuindo para um maior volume à refeição e maior saciedade......

Fontes de fibras

As fibras solúveis e insolúveis podem ser encontradas nas frutas e nos cereais integrais, como arroz, trigo, centeio, cevada e a aveia (esta última é uma grande fonte de fibras insolúveis). As leguminosas, como feijões, lentilha, grão de bico e ervilha, são fontes de fibras solúveis. Já as verduras e legumes contam com boas quantidades de fibras insolúveis. As sementes, como a chia, linhaça e semente de abóbora, também contam com fibras......

Para aumentar a saciedade após uma refeição e manter a fome longe por mais tempo, deve-se usar truques como adicionar um ovo na refeição, usar aveia ao invés de farinha e comer alimentos ricos em fibras.

Também é importante evitar refeições baseadas principalmente em carboidratos simples, como pão francês ou tapioca com manteiga e café, ou comer uma fatia de bolo, por exemplo. Assim, veja a seguir 7 truques para comer bem e obter mais saciedade.

Extraido do site: tuasaude.com

Para aumentar a saciedade após uma refeição e manter a fome longe por mais tempo, deve-se usar truques como adicionar um ovo na refeição, usar aveia ao invés de farinha e comer alimentos ricos em fibras.

Também é importante evitar refeições baseadas principalmente em carboidratos simples, como pão francês ou tapioca com manteiga e café, ou comer uma fatia de bolo, por exemplo. Assim, veja a seguir 7 truques para comer bem e obter mais saciedade.

1-Adicionar uma fonte de proteína nas refeições

A proteína é o nutriente que mais traz saciedade ao organismo, e pode ser encontrado em alimentos como ovos, carnes, frango, queijos e iogurte. Além disso, as proteínas gastam mais calorias durante a sua digestão e são importantes para o aumento da massa muscular no corpo, ajudando no processo de emagrecimento.Assim, para afastar a fome por mais tempo, deve-se adicionar à refeição pelo menos 1 ovo, 1 fatia de queijo ou 1 filé de frango pequeno, ou preferir consumir uma omelete feita com dois ovos e recheada com queijo ou legumes no café da manhã ou jantar

2-Comer salada no almoço e no jantar

Os legumes e as verduras são ricos em fibras e pobre em calorias, o que aumenta a sensação de saciedade e mantém a dieta com poucas calorias.Assim, consumir salada no almoço e no jantar ajuda a reduzir o consumo de arroz, macarrão, farofa e outras fontes de carboidratos que estimulam o ganho de peso. Além disso, os vegetais são em vitaminas e minerais, importantes para ativar o metabolismo e estimular a perda de peso.

3-Adicionar sementes nos lanches

Por serem ricas em fibras, as sementes como chia, linhaça e gergelim são ótimas opções para incluir nos lanches, devendo-se adicionar de 1 a 2 colheres de chá de sementes no iogurte, no recheio do sanduíche, na salada de frutas ou no suco. Assim, o lanche fica mais nutritivo e dará saciedade por mais tempo.Além das sementes, também pode-se usar Farelo de Trigo, que é rico em fibras e quase não tem calorias, podendo ser facilmente adicionado nos lanches por não ter sabor e não modificar o paladar da refeição.

4-Comer gorduras boas

As gorduras boas também trazem uma maior saciedade por levarem mais tempo para serem digeridas, além de ajudarem a reduzir a inflamação no organismo e melhorar os níveis de colesterol.Assim, algumas opções que podem ser utilizadas são consumir de 5 a 10 unidades de castanha de caju nos lanches, comer abacate ou coco, pois são frutos gordurosos, e consumir peixes como atum, sardinha e salmão pelo menos 3x/semana.

5-Trocar a farinha de trigo por Farelo de Aveia

O farelo de aveia é uma fonte saudável de carboidratos, além de ser rico em fibras. Ao contrário da farinha de trigo branca, ele tem um baixo índice glicêmico, e não estimula a produção de gordura no organismo. Além disso, a aveia melhora a flora intestinal e combate a prisão de ventre, reduzindo a produção de gases e combatendo a má digestão.Além do farelo de aveia, outras farinhas saudáveis são a farinha de aveia, farinha de amêndoas, farinha de coco, farinha de arroz integral e farinha de trigo integral.

6-Palitinhos de legumes na hora da fome

No meio do dia, quando a fome surgir, uma boa escolha é comer palitinhos de legumes como cenoura, talos de salsão, palmito, pepino tipo japonês, ramos de aipo, pimentão vermelho e amarelo.Para fazer os palitinhos, basta cortar os legumes no formato de batata frita e guardá-los na geladeira, podendo utilizar como lanches quando a fome bater ou se surgir o desejo de mastigar alguma coisa para passar a ansiedade.

7-Comer pipoca para combater a ansiedade

A pipoca é uma ótima opção para consumir na hora que bater a ansiedade, pois é rica em fibras e possui menos calorias que alimentos como chocolate ou batata frita, e ainda permite mastigar bastante, o que ajuda a reduzir o estresse.Para obter o máximo de vantagens, prefira fazer a pipoca no micro-ondas, sem adicionar gordura, e temperá-la com ervas como orégano e salsinha, adicionando apenas um pouco sal para dar sabor


 
 
 

Comentários


Destaques

Posts Recentes

Arquivos

Tags

Siga a gente

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
!
Widget Didn’t Load
Check your internet and refresh this page.
If that doesn’t work, contact us.

Assine nossa lista para novidades, receitas e eventos.

bottom of page